Futebol Gaélico

futebol irlandês (em irlandês Peil ou Caid), também chamado de futebol gaélico, é a forma de futebol mais jogada na Irlanda. É, junto com o hurling, o esporte mais popular do país.

 

Partida de futebol gaélico.

Futebol Gaélico é jogado por times de 15 jogadores em gramado retangular com traves em forma de H localizadas no fim do campo. O objetivo principal é marcar gols,conduzindo a bola com chutes e socos. O time com maior pontuação no fim da partida ganha.

Jogadores podem avançar no campo com uma combinação de carregar a bola, "soloiar" (fazer uma embaixada e pegar a bola novamente), chutando, e passando a bola com os pés ou mãos para os companheiros de time.

Futebol Gaélico é um dos quatro jogos Gaélicos que promove a GAA (Associação Atlética Gaélica), a maior e mais popular organização na Irlanda. Ele tem regras rígidas sobre amadorismo e o principal evento do esporte é o inter-condade, o All-Ireland Football Final. Acredita-se que o jogo descende do antigo Futebol Irlandês, conhecido como caid que remete ao ano de 1537, no entanto o jogo moderno tomou forma em 1887.

 

Regras

Campo

O gramado é retangular, mede 130 metros de comprimento e 90 de largura. Os traves tem forma de H com uma rede na seção inferior. O mesmo passo é usado para hurling; o GAA, que organiza ambos os esportes, decidiu estilitar o uso duplo. As linhas são marcadas em distâncias de 13m, de 20m e de 45m de cada extremidade-linha. Uns passos mais curtos e os objetivos menores são usados para abaixo-14s.

Duração

Os jogos de futebol gaélico duram 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos, com a exceção de alguns jogos que podem durar 70 minutos. Empates são decididos em prorrogações de 20 minutos.

Times

Os times consistem de 15 jogadores (1 goleiro, 2 corner backs, 1 fullback, 3 half backs, 2 mid fielders, 3 half forwards, 2 corner forwards e 1 full forward) mais até 15 reservas, sendo que até 5 podem ser usados. Cada jogador é numerado de 1 a 15, começando pelo goleiro que possui vestimenta diferente.